terça-feira, 4 de junho de 2013

Projetos - Orquestra Jovem o Som do Velho Chico

Apresentação do Projeto

   O Projeto Orquestra Jovem – O Som do Velho Chico - pretende promover o acesso a jovens sobretudo de baixa renda que residem em Petrolândia – PE a inclusão musical erudita em aulas teóricas e praticas, através de cursos e oficinas que  possibilitem a formação de uma orquestra jovem, num ambiente de exercício cultural, artístico e atividades auto sustentável fortalecendo o talento dos músicos ribeirinhos do  Rio São Francisco, potencializando uma rede comunitária de interesse social estética e artístico da região.

Justificativa/Objetivos

   Situada numa região carente de investimentos e de mão-de-obra qualificada para muitas atividades culturais, principalmente na área da música erudita que é um refinamento de aptidões físicas, nobres,  terapia para o corpo e mente, já que os estudos demonstram uma relação direta entre o desenvolvimento mental e relacional nas pessoas que praticam música, acreditamos que o projeto possa servir como um importante instrumento de qualificação musical , empreendedora e promotora de cidadania; auto sustentabilidade comunitária e capacitação profissional. Pretendemos formar 20 (vinte) jovens músicos tornando-os aptos a conhecerem a musicalidade desde sua origem como também a tocar instrumentos como Trombone, Saxofone, Violino, Flauta, integrando-os socialmente e incentivando-os a sair do ócio das drogas a qual muitos vivenciam.
   O Projeto Orquestra Jovem – O som do Velho Chico - tem o propósito primordial para atuar com o perfil de jovens de 17 a 29 anos, de ambos os sexos.
Plano de Trabalho

·         Carga Horária: 16  horas aula mensal
·         Recursos Didáticos: Apostilas, palestras
·         Processo Metodológico: Informar sobre a origem da música erudita, treinamento e capacitação na área de produção do som (erudito). Promoção do desenvolvimento cultural, econômico e social dos jovens, através de um cadeia de atividades produtivas e comercial vivenciadas por eles: Participação em eventos, mostras, feiras culturais,exposições.

Avaliação

   O Processo avaliativo acontecerá pela observação contínua e pontual do instrutor, cumprindo todos as normas estabelecidas pelo o edital e com a entrega de certificados aos músicos da Orquestra Jovem – O Som do Velho Chico -.

















0 comentários:

Postar um comentário